sábado, 20 de outubro de 2012

Kabale und Liebe

Friedrich Schiller, grande nome do romantismo


     Kabale und Liebe (em português, Intriga e Amor) é um romance escrito por Friedrich Schiller, em 1784. Esse livro mostra como as camarilhas e intrigas mesquinhas podem afetar as relações amorosas entre um homem apaixonado e sua mulher. A história e o tema é muito parecido com a famosa peça teatral Romeu e Julieta, do celebrado William Shakeaspeare. Farei um breve resumo:
       Ferdinand e Luise Miller se apaixona, porém com um problema: ambos são de classes diferentes, ele major da marinha e filho de um rico nobre, porém ela filha de um músico de classe média-baixa. Seus pais, no intante em que tomam consciência do caso que estão tendo, tentam acabar a relação. O pai de Ferdinand deseja casá-lo com a meretriz do duque para o qual ele trabalha. Fazendo isso aumentaria seu poder de influência. Ferdinand, quando fica ciente dos planos de seu pai, persuade Luise para evadir com ele. Então, o presidente von Walter (o pai de Ferdinand), juntamente com Wurm (rival de Ferdinand e secretário de seu pai), armam um plano contra a pobre Luise Miller. eles prendem seu pai e ameaçam-na de morte. Esta, então, escreve uma carta de amor para o camareiro von Kalb que apenas com sua própria morte obteria a soltura de seu pobre pai. Ainda afirma que essa carta foi escrita por sua própria vontade e sem a intimidação de ninguém. Ao receber em mãos a carta, Ferdinand faz crescer em si um ódio e desespero vingativo horrível quase que incontrolável. Luise então decide suicidar-se, mas seu pai põe um fim a isso usando apelo religioso e moral paterna. Ela então desmente seu juramento a Deus e acusa a si mesmo como culpada e denega sua carta. Então, é armado um clima de muita tensão e hipocrisia entre Luise e Ferdinand, bem como entre este e o Presidente von Walter. Não irei revelar o resto da trama para você, pois quero que leiam este livro, porque, aliás, Schiller é um exímio poeta e um grande autor de romances. Para quem não o conhece, foi ele que escreveu o poema Ode à Alegria (em alemão, An die Freude), que posteriormente foi musicado por Beethoven no último movimento de sua nona sinfonia.
      Nesse livro, Schiller usa muito o pathos, ou seja, as emoções exageradas, com  hipérboles e metáforas, símbolo do Sturm und Drang e do Classicismo de Weimar, movimentos do qual Schiller fazia parte. Os personagens possuem entradas triunfais e falas dramáticas e o tema estrutural pode ser caracterizado como simétrico. Intriga e Amor foi escrito em um clima de revolta, porque, aliás, o Duque de Württemberg, Charles Eugene, tinha acabado de banir os trabalhos de Schiller. Este, então, abandonou a corte, mudou-se para Mannheim e começou a escrever o romance.
     O livro foi musicado em uma ópera de Verdi, Luisa Miller, que não é muito conhecida e atualmente não muito repercutida em teatros.
     Bom, é isso, o livro é realmente interessante. Embora não possa ser comparado com A Noiva de Messina ou Os Bandoleiros, ambos de Schiller, é uma boa leitura para quem aprecia o estilo do romantismo alemão.
 

Por Nathalia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bibliografia