terça-feira, 27 de novembro de 2012

Sessão de Terapia

        Quem nunca foi ao psicólogo? Muitos, para falar a verdade e, quando são aconselhados a comparecer a seu consultório, insultam o médico de todos os jeitos possíveis. é crucial frisar que ir ao psicólogo e ao psiquiatra não significa exatamente sinal de loucura. Bom, não é o caso da série brasileira Sessão de Terapia, que passa no GNT de segunda a sexta às dez horas da noite, e nos finais de semana as reprises de todos os episódios semanais. 
         A história desta série se passa quase que inteiramente em um consultório de terapia, onde o psicólogo Theo trata de seus inúmeros pacientes, porém dando destaque a cinco: 
  • Júlia, vivida por Maria Fernanda Cândido. esta mulher desenvolveu uma transfusão sexual obsessiva com o terapeuta, dando a se masturbar pensando nele. Júlia tenta obter relações fracassadas com outros homens, mas no final ela sempre acaba se voltando para Theo. Maria Fernanda está simplesmente deslumbrante nesse papel, e podemos claramente sentir seu desespero.
  • Breno: vivido por Sérgio Guizé, trata-se de um policial frio e sem emoções. Ele inicia seu tratamento com Theo porque sem querer, em uma de suas operações, mata uma criança inocente, mas, para sua grande surpresa, nenhum remorso sente, mas até um pouco de felicidade. Esta personalidade marcante faz da atuação de Guizé excelente.
  • Nina: vivida por Bianca Muller. Esta é uma garota suicida, que recentemente atirou-se na frente do carro para tentar dar um fim a sua vida, porém o fracasso fê-la apenas quebrar os dois braços. Esta garota tem sérios problemas com Theo, dando a insultá-lo quase que o tempo todo. Ela também possui quase que um caso com o seu treinador, Leão, que em nenhum momento aparece na série. Muller consegue incorporar tão bem o papel que até sentimos a vontade de estrangulá-la quando a vemos insultando enfaticamente o terapeuta.
  • João e Ana: são um casal vividos por André Frateschi e Mariana Lima, respectivamente. Eles estão em tratamento por causa de, além de terem suas brigas nupciais, ainda estão em dúvida se fazem ou não um aborto. João é um pouco cabeça quente e teima que sua esposa tem um amante, ao passo que Ana, sempre atrasada para as consultas (porém no meio da série melhora), é tranquila e sofrida. Na minha opinião, a atuação desse casal é a menos relevante de todas as outras, mas, mesmo assim, a escolha desses dois atores não muito conhecidos ainda prendem meus olhos na televisão, me fazendo não perder um só episódio.
       Esqueci-me de mencionar o próprio Theo, que é vivido por Zécarlos Machado. Este terapeuta frio, impassível, porém cheio de sentimentos ardentes, foi um grande dilema para o diretor, Selton Melo, que na minha opinião desempenhou um excelente papel como tal. machado está simplesmente incrível neste papel, na minha opinião o melhor de sua vida. Suas feições duras e experientes encaixam-se perfeitamente na sua atuação como o terapeuta brilhante que ele incorpora.

        Ah, tem ainda as personagens Dora e Clarice. a primeira trata-se da terapeuta de Theo, vivida por Selma Egrei. Esta mulher, muito compassível e compreensiva, chega a ser, às vezes, um pouco maçante pelos seus modos de contestar Theo em suas agruras. Novamente, na minha opinião, não sei quem trabalha melhor como terapeuta, Egrei ou Machado. A segunda trata-se da esposa de Theo, que sofre por ser posta sempre em segundo lugar. Clarice é vivida por Maria Luísa Mendonça, que na minha opinião, não se esforçou tanto assim no papel, mas ainda assim conseguiu ter a minha atenção. No decorrer da série, Clarice arrranja um amante e deixa a casa de Theo. Este percebe que, mesmo tendo trocado sua família durante um longo tempo pelos pacientes, ficou muito abalado com a separação.
     E o mais curioso é que todos os fatos, praticamente, se passam dentro do consultório de Theo, ou seja, todas as meia-hora semanais são de muita tensão e rigidez. Fico com os olhos vidrados na TV sempre que assisto, pois cada detalhe é importante e não pode ser perdido. Enfim, parabenizo mais uma vez Selton Melo e também o elenco maravilhoso desta série que está apenas começando.

O diretor desta série geinial, Selton Mello

Zécarlos Machado  protagoniza esta série como o terapeuta Theo

Sérgio Guizé como o policial frio Breno

Bianca Muller foi perfeita para o papel de Nina, a adolescente em conflito

André Frateschi e Mariana Lima como o casal Ana e João

Maria Fernanda Cândido, que na minha opinião desempenha um papel crucial como Júlia
Selma Egrei como a terapeuta experiente Dora

Todo o elenco de Sessão de Terapia. É relativamente pequeno, dando um clima de intensidade emocional.



Por Nathalia

Um comentário:

Bibliografia