domingo, 10 de junho de 2012

O Garoto Amarelo


No ápice das disputas entre os jornais nova-iorquinos de New York World e New York Journal, de Joseph Pulitzer e William Randolph Hearst ,respectivamente, o Garoto Amarelo foi um bom instrumento para chamar atenção do público. O camisolão deste sujeito careca e desdentado era usado para escrever frases cômicas e sarcásticas, escritas através de jargões populares. Foi, talvez, o personagem mais fundamental para os quadrinhos de hoje. Explico-lhe:
Criado por Richard F. Outcault, inicialmente um personagem fixo da primeira HQ em cores, Hogan's Alley, apareceu tanto no jornal de Pulitzer quanto no de Randolph Hearst e com ele se popularizou o termo yellow journalism (traduzido para o português como imprensa marrom), vigente em ambos os jornais, com matérias sensacionalistas e exageradas a fim de atrair o povo e vencer a concorrência.
Esse personagem se popularizou tanto que até mercadorias levavam sua temática.
Ainda não entendeu por que ele é tão importante? Sabe essa HQ que você tem em mãos, toda colorida e com personagens fixos? Agora imagine que o Garoto Amarelo não houvesse sido criado... Sua revista desapareceu! Entendeu agora?
Fontes: http://www.neponset.com/yellowkid/index.htm ; http://en.wikipedia.org/wiki/The_Yellow_Kid ; http://jovembrilhante.blogspot.com.br/2011/05/yellow-kid-o-garoto-amarelo.html ; http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Yellow_Kid ;

 

Por Beatriz



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bibliografia