quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Le Sacre du Printemp

     A Sagração da Primavera (em francês, Le Sacre du Printemp) foi um ballet polêmico composto por Igor Stravinsky, com coreografia de Vaslav Nijinsky e figurino e cenografia de Nikolai Roerich. Foi produzido por Sergei Diaghilev, dono do muito prestigiado Ballet Russes, grande companhia de ballet do século XX. Esse ballet causou muito espanto nos telespectadores, por apresentar rituais sexuais de garotas e danças tribais africanas. Até o próprio Stravinsky relatou em sua autobiografia que, enquanto terminava as últimas páginas de O Pássaro de Fogo, teve uma visão de um ritual onde muitos homens estavam sentados ao redor de uma fogueira, assistindo a uma garota dançando até a morte. De fato, seus três ballets mais famosos, Petrushka, The Firebird e Le Sacre du Printemp são um misto de estilos, o que nos faz matutar sobre qual seria o estilo oficial de Stravinsky. Pois eu digo: ele tinha o seu próprio, de modo que o esbanjava em suas geniais orquestrações e dinâmicas. Os simbolistas muito apreciaram esse trabalho, mas achavam que Stravinsky havia se inspirado em músicas populares ou algo similar. Este negou, dizendo-lhes que tudo naquele ballet era puro, novo e havia saído de sua própria cabeça. No entanto, foi com´provado que Stravinsky baseou-se em músicas populares. O compositor ainda reclamou da coreografia de Nijinsky, um famoso bailarino russo da época, de qual até há pouco ele havia apreciado.
      Quanto à música, ficou famosa por dois motivos: a grande dissonância e o ritmo violento. Isso também foi algo chocante para a população da época, muito ligadas ao conservadorismo de Brahms e alheias ao dodecafonismo de Schönberg, que estava sendo muito criticado na época, inclusive foi condenado oficialmente pelos nazistas. Stravinsky era um grande adepto do neoclassicismo, que foi a denominada "fase russa", pois apresentava melodias estranhas e marchas, algo em que os russos são grandes amantes. A música de A Sagração da Primavera tem como destaque o fagote, o corne inglês e os tambores, todos em ritual quase que africano. Porém, também percebemos claramente a presença de melodias russas populares, algo que na época havia sido retomado com as Escolas Nacionais. Enfim, é um ballet impressionante que eu estava doida para falar sobre ele!


Igor Stravinsky, quem compôs o ballet



Por Nathalia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bibliografia